O Casarão
Reformado pela Empresa Brasileira de Produtos e Serviços Culturais - EMBRASESC, em conjunto com o Centro Cultural e Esportivo do Estado Pará – CCESP o CASARÃO é uma instituição singular na paisagem cultural paraense. Tem importantes patrimônios em quatro áreas: artes cênicas, música, fotografia e literatura. O centro promove uma expressiva transversal da história da cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais.
O Casarão é um espaço multicultural, com salas de cinema/auditório, biblioteca, salas multiuso de dança, teatro, circo e música, biblioteca e muito mais. O Casarão construído em estilo eclético - o qual correspondia a escolha dos construtores da passagem do século XIX para o XX, por uma variedade de estilos, linguagens compositivas e decorativas, baseadas na arquitetura original de varies países e períodos históricos, apresenta tipologia de chalé urbano. O Casarão está localizado no coração da cidade de Belém, uma área de entorno de monumento tombado pelo Governo Federal: Conjunto Arquitetônico a Av. Governador Nazaré, inserido em área de entorno do Antigo Solar do Barão do Guamá.
Além de um espaço cultural, o Casarão tem espaços proativo de apoio à educação, que integra cursos, palestras e outras atividades educacionais de formação informal. A utilização desses espaços, no processo ensino e aprendizagem, apresenta a intenção de preparar o sujeito para enfrentar os desafios dos tempos modernos enquanto cumpri seu papel para a prática da cidadania. O espaço já nasceu com uma escola, cuja proposta educacional é inovadora: propiciar o desenvolvimento de um programa educativo de referência para ações no Pará, ao conjugar arte e educação a partir do programa curatorial que norteia a instituição.
Cursos
Permanentes
- Informática;
- Iniciação ao teatro;
- Libras;
- Leitura e produção de texto;
- Desenho de paisagem e ilustração;
- Escrita Criativa;
- Criação de quadrinhos;
- Fotografia em mídias móveis;
- Brinquedos óticos;
- Fotografia para crianças;
- Edição audiovisual (online);
- Dança para idosos;
- Dança contemporânea;
- Danças urbanas;
- Dança de salão;
- Iniciação a violão;
- Iniciação a percussão;
- Vivência percussivas;
- Técnicas circenses;
- Bijuteria em tecido;
- Literatura da história e questões raciais no Brasil.
Patrocínio:
Realização:
"Este projeto foi fomentado pelo PROGRAMA FUNARTE DE APOIO A AÇÕES CONTINUADAS 2023”.